Além de a tangerina ser muito boa para a saúde, sua casca também traz diversos benefícios para nosso organismo. Ela é capaz de baixar o colesterol, tem antioxidantes e é usada para o combate ao câncer, para auxiliar na digestão, acalmar o estômago, equilibrar o nível do açúcar no sangue, desintoxicar o fígado e aliviar o estresse. Além disso, é diurética e, por isso, ajuda no emagrecimento.
Seu chá tem ainda efeito calmante e pode ser feito em casa ou comprado em mercados e casas naturais, tanto em sachê como a casca seca da fruta, usada para o preparo do chá. Quando feito em casa, você mesmo pode secar as cascas, ou ainda usar as raspas dela para o preparo.
Quando acompanhada de gengibre e alfazema, a tangerina na forma de chá é ainda mais eficaz no tratamento de gripes e resfriados pois, além dos benefícios da tangerina, a alfazema relaxa os músculos que ficaram tensos ou doloridos devido ao frio ou resfriado. Segundo a medicina tradicional chinesa, a tangerina ainda ajuda a manter a temperatura do corpo.
Como consumir?
Para consumir a casca da tangerina, é necessário que, primeiro, você a desidrate colocando em uma forma de alumínio e deixando ao sol por alguns dias. Guarde as cascas em pacote bem fechado na geladeira e consuma em até dois meses.
Como fazer o chá?
Coloque água para esquentar e, quando alcançar fervura, adicione as cascas. Deixe por três minutos, desligue, coe e tome. O chá pode ser tomado quente ou frio, sem adição de açúcar. O chá não fica amargo, e deve ser tomado no dia. Além disso, como citado acima, o chá pode ser preparado ainda por meio das raspas da casca. Para isso, raspe um pouco da casca e coloque em água fervente. Se o sabor agradar, inclua gengibre e alfazema para intensificar seus benefícios contra a gripe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário